Início » Quais alimentos contém lecitina de soja?

Quais alimentos contém lecitina de soja?

Para quem gosta de lecitina de soja cozinhar ou saber curiosidades culinárias, deve se perguntar sobre o uso de condimentos e temperos em alimentos e receitas.

Um dos exemplos dessas perguntas seria quais alimentos contém lecitina de soja? Pois bem, é hora de entender um pouco mais sobre isso.

Vamos entender o que esse ingrediente é, para que serve, quais alimentos utilizam dela e como ela é aplicada em receitas. É um ingrediente comumente usado por diversos cozinheiros ao redor do mundo, mas a questão é porque isso ocorre.

Entender a razão por trás de seu uso e todas suas vantagens é ideal para que este componente esteja presente nos mais diversos produtos.

É necessário também compreender seu sabor, textura e sua composição, o qual segura ela é e quais são seus possíveis benefícios para quem a consome.

O que é lecitina de soja

A lecitina de soja é utilizada na indústria de alimentos como um emulsificante, ou seja, um elemento que permite que a água e a gordura se separe dos alimentos onde ela é aplicada.

Ela é produzida a partir de grãos de soja e ajuda a aumentar a vida útil dos alimentos onde ela é aplicada, além de contribuir com uma melhor textura e facilitar o processo de mistura.

Normalmente, esse ingrediente não contém glúten e é cheio do que chamamos de fosfolipídios insolúveis em acetona que contribuem com suas propriedades como um emulsificante para alimentos.

Em sua composição, podemos achar os seguintes ingredientes:

  • Açúcar.
  • Grãos de soja.
  • Ácidos graxos.
  • Fosfolipídios.

Cada um de seus ingredientes têm um baixo teor e não possuem riscos para a saúde de quem consome alimentos com esse condimento.

Além disso, como já dito, ela não contém glúten e até mesmo oferece certos benefícios e é boa para aplicação em diversas situações. A lecitina trás, além das vantagens culinárias por ajudar na textura de receitas, vários benefícios ao consumidor desses produtos.

Benefícios do ingrediente

Esse ingrediente é, além de ter um baixo teor de calorias e gordura, cheio de segredos e usos medicinais. Por exemplo, ela é uma excelente forma de reduzir os sintomas da menopausa em mulheres, por isso é recomendável que mulheres de mais idade comam alimentos que contém esse ingrediente em sua composição.

Além disso, a lecitina de soja é dita como uma ótima maneira de melhorar o libido de forma natural e saudável, controlar as alterações hormonais durante a menstruação e em geral, combater a insônia e também ajuda a fortalecer os ossos e evitar a osteoporose, entre outras doenças dos músculos e ossos.

A lecitina apresenta, portanto, benefícios que ajudam o consumidor a ter uma alimentação mais saudável e alternativa, pois pode ser usada como uma opção ao leite natural.

Como já pode ser observado com todas essas informações, esse é um ingrediente essencial para o organismo humano, assim como para diversos alimentos que são consumidos todos os dias.

Ainda há, porém, a questão de quais alimentos contém esse ingrediente, a resposta resumida seria vários dos quais muitos consomem diariamente.

Alimentos que contém lecitina de soja

O uso da lecitina é muito comum por ela ser tão útil na indústria alimentícia, seu processo ajuda a separar água e gordura dos alimentos e contribui com alimentos mais saudáveis, com uma textura muito melhor. Entre os alimentos que contém a lecitina, podemos mencionar:

  • Achocolatados em pó;
  • Sorvetes dos mais diversos sabores;
  • Mingais;
  • Granola;
  • Arroz;
  • Alimentos assados;
  • Cereais;
  • Chocolate em barra.

Ela é altamente usada em alimentos e bebidas lácteas e pode ser usada para optar como um bom substituto para o leite, sendo boa para aqueles que não podem consumir o leite próprio por ser intolerante à lactose ou veganos.

A lecitina contribui com a textura e sedimentação dos alimentos, além da facilidade de digestão quando consumidos por ser fibrosa.

É possível que ela seja usada das mais diferentes maneiras dentro dos alimentos. Existem diversas receitas que requerem este ingrediente.

Alguns exemplos de receita dos quais podem ser mencionados são os que usam dos alimentos antes apontados que usam da lecitina de soja, por exemplo:

Bolos de chocolate que contém chocolate em barra ou achocolatado em pó em seu preparo;

Barras de cereal que precisam de granola ou cereais diversos;

Qualquer receita do meio lácteo como um iogurte, por exemplo, que nega o uso do leite de vaca.

A lecitina é muitas vezes utilizada como um modo de não usar do leite natural e também permitir uma receita com melhor textura, como é o caso dos bolos mencionados.

Conclusão

É fácil compreender que diversos alimentos, daqueles mais comuns que muitos consomem todos os dias, usam desse ingrediente super versátil e útil.

O uso dele em receitas é ótimo para se ter uma melhor textura e sabor. A lecitina de soja, então, é muito útil e usada na cozinha para as mais diversas situações.

Gostou?

Compartilhe aqui conosco o que achou e diga-nos dê onde você está fazendo essa receita para que possamos lhe conhecer também.

Pão folhado caseiro faça e surpreenda a todos vem ver

Pé de moça caseiro fácil de fazer vem ver

Pamonha doce irresistível feito na roça vem aprender

Mousse de Manga simples perfeito para hoje vem aprender

Sopa de mandioquinha com carne e agrião vem ver

Desça a página para acessar automaticamente outra receita. Então, não perca tempo, veja mais receitas gostosas e faça em sua casa hoje mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.