Atenção: PENTE-FINO no Auxílio Brasil pode ter pego Você; veja porquê ele pode te afetar

Publicidade



Rumores sugerem que a equipe de transição de Lula, eleito pela terceira vez presidente do Brasil, pode estar estudando a realização de um Pente-Fino nos beneficiários do Auxílio Brasil.

Publicidade



A teoria é, com isso, identificar beneficiários que não deveriam estar recebendo o mercê e ao mesmo tempo viabilizar, com responsabilidade fiscal, a manutenção do Auxílio Brasil no valor de R$ 600 de forma definitiva.

Neste pente-fino, o principal claro poderá ser as chamadas “concessões individuais“. Entenda melhor a seguir…

Pente-fino do Auxílio Brasil

“Concessões individuais” zero mais são do que liberações do mercê do Auxílio Brasil a famílias unipessoais, ou seja, compostas por unicamente um tipo.

O número de famílias no Auxílio Brasil cresceu drasticamente ao longo do Governo Bolsonaro, chegando a 5,3 milhões em agosto de 2022. Em parceria com a Dataprev, o Ministério da Cidadania já começou a averiguar esse aumento, principalmente nos cadastros feitos a partir de novembro de 2021, quando o número de beneficiários ainda estava em 2,2 milhões.

Pessoas morando sozinhas podem receber o Auxílio Brasil, desde que atendam aos pré-requisitos do programa, estando em situação de pobreza ou extrema-pobreza.

Entretanto, uma das preocupações é a de que trabalhadores informais, recebendo mais do que o supremo para ser considerado “em situação de pobreza”, estejam recebendo indevidamente o mercê, não informando porquê rendimento mensal o valor que ganham porquê autônomos, por exemplo.

Portanto, é verosímil que o novo governo faça um pente-fino, exigindo uma atualização dos dados do Cadastro Único para que o mercê não seja bloqueado, suspenso ou cancelado.

Caso seja identificada alguma irregularidade durante essa atualização cadastral, a família ou o tipo poderão deixar de receber o Auxílio Brasil.

Quem vai passar por esse pente-fino?

É verosímil que o pente-fino ocorra unicamente com famílias que passaram a receber o Auxílio Brasil a partir de 2020 ou 2021.

Isso porque, durante a pandemia, o governo Bolsonaro alterou a forma porquê os dados do Cadastro Único eram coletados. Antes, a atualização envolvia a participação de agentes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Agora, o cadastramento acontece via aplicativo, dificultando a comprovação das informações e o séquito de famílias em situação de vulnerabilidade financeira.

Publicidade



Comments

  1. Phone Tracker Free

    You can use parent management software to guide and supervise children’s behavior on the Internet. With the help of the following 10 smartest parent management software, you can track your child’s call history, browsing history, dangerous content access, apps they install, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *