Dezembro historicamente traz consigo o aumento das temperaturas em diversas regiões do Brasil, muito porquê as chuvas. Nesta primeira semana, quase todos os estados estão sendo impactados pelas chuvas. Por isso, fica ainda mais importante saber o que esperar do tempo em dezembro para não ser pego de surpresa.
Leia também: Vem chuva aí: Inmet emite alerta de risco para 23 estados; veja lista
Segundo a Climatempo, oriente ano o país deve continuar sendo impactado pela influência do La Niña. O fenômeno justificação o esfriamento de segmento das águas do oceano Pacífico. Consequência disso é o aumento das chuvas em regiões porquê a Setentrião e a Nordeste e temperaturas mais altas na região Sul.
Confira o que esperar do tempo em dezembro por região
Sul e Sudeste
Na região Sul, a chuva deve seguir irregular com volumes inferior da média em quase todo o estado do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, segundo a Climatempo. A previsão do Instituto Vernáculo de Meteorologia (InMet) é de que as temperaturas mínimas fiquem menores que 12°C em partes do RS, SC e PR.
Já no Sudeste, a expectativa é que a chuva fique concentrada no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além do leste de Minas Gerais. O InMet prevê temperaturas mínimas entre 18 e 22°C no setentrião mineiro.
Meio-Oeste
As chuvas passam também pelo Meio-Oeste do país. A região deve ter precipitações supra da média no centro-norte de Mato Grosso e em Goiás e Província Federalista. Segundo o InMet, as temperaturas no início de dezembro devem ser maiores que 30°C, podendo ultrapassar os 36°C em MT e MS.
Setentrião e Nordeste
A subida na temperatura também deve atingir o Nordeste. Estados porquê Piauí, Ceará, Rio Grande do Setentrião e Paraíba devem passar a marca dos 36°C. A chuva também deve permanecer supra da média na região, com destaque para Bahia, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Paraíba.
No Setentrião, praticamente toda a região deve ser impactada pelo supino volume de chuvas durante o mês de dezembro. O tempo deve ser rapinado e com temperaturas supra da média de 30°C, segundo a Climatempo.