Governo já divulgou o calendário do abono salarial de 2023?

Publicidade



O governo federalista pagou neste ano o abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2020. O tardança no cronograma ocorreu por conta da suspensão dos pagamentos durante a pandemia, que fez com que os calendários seguintes fossem adiados em muro de um ano.

Publicidade



Leia mais: Vem grana aí, trabalhadores! Lucro do FGTS sai até agosto de 2023

A expectativa de muitos é que o governo libere os recursos referentes aos benefícios de 2021 e de 2022, conjuntamente, no próximo ano. Entretanto, ainda não é verosímil saber se de traje haverá repasse em duplo em 2023.

Apesar da esperança, os atrasos nos cronogramas do PIS/Pasep devem continuar, finalmente a situação é a mesma deste ano. Também havia possibilidade de repasse em duplo em 2022 para promover a regularização dos calendários, mas isso não ocorreu.

Se a decisão do governo for novamente de remunerar exclusivamente um favor no próximo ano, os contemplados serão os trabalhadores que atuaram formalmente em 2021. Já aqueles que trabalharam por pelo menos 30 dias neste ano só terão aproximação aos recursos em 2024.

Vale lembrar que o calendário do abono PIS/Pasep agora precisa ser finalizado entre janeiro e dezembro de cada ano. Anteriormente, a regra permitia repasses entre julho de um ano e julho do ano seguinte.

Quem recebe o PIS/Pasep?

Para ter aproximação ao favor, o funcionário de empresa privada ou servidor público deve executar os seguintes requisitos:

  1. Ter cadastro no PIS/Pasep há, no mínimo, menos cinco anos;
  2. Ter recebido até dois salários mínimos ao mês, em média, no ano-base;
  3. Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias (consecutivos ou não) no ano considerado para apuração;
  4. Estar com os dados corretos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou e-Social.

Canais de consulta ao abono

A consulta do abono pode ser feita pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Do dedo (disponível para Android e iOS), portal Gov.br ou telefone da Mediano Alô Trabalhador, no número 158.

O interessado também pode entrar em contato por meio dos canais do banco pagador. A Caixa Econômica Federalista cuida dos repasses do PIS para empregados de empresas privadas, enquanto o Banco do Brasil é responsável pelo pagamento do Pasep aos servidores públicos..

Publicidade



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *