Em outubro deste ano, 21,13 milhões de famílias receberam o Auxílio Brasil. Dessa forma, os números de novembro ainda não foram divulgados, mas espera-se que sejam ainda superiores aos do mês anterior. Mas infelizmente, ainda assim, muitas famílias que necessitam de receber o valor desse programa que integra várias políticas públicas de assistência social, estão fora da lista de pagamentos. Infelizmente, a fileira de espera do Auxílio Brasil retornou.
A fileira de espera do Auxílio Brasil estava zerada desde agosto, mês no qual mais de 1 milhão de pessoas conseguiram receber o pagamento. Entretanto, em novembro, muro de 127,9 milénio famílias não receberam o mercê, permanecendo na lista de espera. Para entender porquê funciona a lista de espera do Auxílio Brasil e previsão de pagamento do mercê, confira o texto.
Uma vez que funciona a lista de espera do Auxílio Brasil?
Desde agosto, estávamos sem filas para receber o Auxílio Brasil. A saber, em julho havia mais de 1,5 milhão de pessoas pendentes para receber o pagamento. No mês seguinte, agosto, a situação foi zerada, e todos passaram a receber o Auxílio Brasil. Essa situação manteve-se em setembro e outubro. Entretanto, em novembro, mesmo inserindo 500 milénio novas famílias na folha de pagamento, 127,9 famílias ficaram fora.
Ou seja, o totalidade de cadastros válidos para receber o auxílio de 627,9 milénio famílias. Mas, infelizmente, somente segmento dessa demanda pôde ser atendida déficit. Infelizmente, o governo não informou por que não houve a inclusão dessas pessoas, gerando o déficit. O que sabe-se agora é somente que a fileira de espera oficialmente está de volta.
O governo utiliza a base do CadÚnico (Cadastro Único de programas federais) para considerar quais famílias são elegíveis para receber o mercê. De pacto com as regras do governo, estas são as famílias que possuem renda per capita de até R$ 105, consideradas extremamente pobres, ou pobres, com renda de até R$ 210. Essas famílias precisam sofrear, em sua forma, garoto, juvenil ou gestante.
Dessa forma, o Governo verifica pelo CadÚnico quais as famílias que precisam receber o auxílio e as inserem na folha de pagamentos de pacto com a disponibilidade de verba.
Há previsão de pagamentos para famílias da lista?
Visto o retorno da lista de espera, muitas famílias questionam-se se há a previsão para o pagamento. Finalmente, muitas pessoas estão desempregadas, sem nascente de renda e necessitam do auxílio do governo para conseguirem sobreviver. Essa situação agrava-se ainda mais quando a família possui crianças, adolescentes, gestantes ou idosos em sua estrutura. Ou seja, pessoas em situação de vulnerabilidade ainda mais grave.
Porém, infelizmente, não há previsão para término da lista de espera. A saber, o Ministério da Cidadania não informou ainda o motivo pelo qual as 127 milénio famílias não foram incluídas no pagamento. Outrossim, também não deu previsão para quando irá incluí-las ou se isso irá ocorrer na folha de dezembro. Dessa forma, resta somente esperar.