Desde a reforma da Previdência, em 2019, a aposentadoria se tornou um sonho ainda mais distante para a maior segmento dos brasileiros. Com o termo de mais um ano, os trabalhadores que estão prestes a receber o mercê devem se preparar. As regras para pedir a aposentadoria vão mudar em 2023. Veja porquê fica.
Leia mais: Aumento de 25% na aposentadoria é verosímil; veja porquê conseguir
Com a reforma, mudou a idade mínima das mulheres para pedir o mercê. No caso dos homens, a grande diferença está
Aposentadoria vai mudar em 2023
Com a chegada de um novo ano, em 2023, as regras para a aposentadoria vão mudar e vai permanecer mais difícil conseguir o mercê. Será preciso ter mais tempo de tributo ao Instituto Vernáculo do Seguro Social (INSS), ou idade mais avançada.
Dessa forma, os trabalhadores precisarão de mais tempo de trabalho para conseguir a aposentadoria, tanto pelo sistema de pontos porquê também pela idade mínima.
Com base no sistema de pontos, a cada ciclo de 1 ano – ou seja, de 12 meses – é referente a um ponto. A cada novidade idade do trabalhador também. Assim, são dois pontos somados por ano.
Os homens precisarão de 100 pontos em 2023, sendo pelo menos 35 anos de tributo e 65 de idade. No caso das mulheres, no ano que vem elas precisarão ter 90 pontos, sendo pelo menos 30 de tributo e 60 de idade.
Em relação ao protótipo de idade mínima progressiva, o varão precisará de 63 anos em 2023 e 35 anos de recolhimento. Já as mulheres precisarão de 58 anos de idade e 30 de tributo.
Para todos os demais casos, no ano que vem a exigência continua sendo de 15 anos de tributo para quem já estava no mercado de trabalho até a data da reforma da Previdência.
Para aqueles que começaram depois, a exigência passa a ser de 20 anos. No caso da regra de aposentadoria por idade, as mulheres deverão ter 62 anos em 2023.
Não tem mudança sobre a forma de conta do mercê. Continua sendo de 60% do valor do mercê integral, com 15 anos de tributo para mulheres e 20 anos para homens, além do percentual de 2% a cada ano a mais de trabalho.
Comments
When you have doubts about your children’s activities or the safety of their parents, you can hack their Android phones from your computer or mobile device to ensure their safety. No one can monitor around the clock, but there is professional spy software that can secretly monitor the activities of Android phones without making them aware.