A Universidade Federalista de Pelotas (UFPel) divulgou o termo de adesão ao primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2023. Ao todo, a universidade vai ofertar 2.773 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo do ano.
De entendimento com o termo de adesão, as vagas são para 82 cursos de graduação de diversas áreas e as oportunidades estão distribuídas nos campi da UFPel localizados em Pelotas e Capão do Leão.
Do totalidade das vagas, 1.406 estão reservadas de entendimento com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), ou seja, são exclusivas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública, com recorte de renda e percentual para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência (PcD). Outras 1.367 vagas serão para a seleção em ampla concorrência, voltada para o público universal.
SiSU 2023/1
Poderão participar do SiSU 2023/1, os estudantes que participaram do Fiscalização Vernáculo do Ensino Médio (Enem) 2022, já que a classificação é feita tradicionalmente com o desempenho dos candidatos na última edição do revista. De entendimento com as regras do SiSU, estudantes que fizeram o revista uma vez que treineiros não poderão se inscrever.
O Inep aplicou as provas do Enem 2022 nos dois últimos domingos, dias 13 e 20 de novembro. Segundo o cronograma, a divulgação do resultado do revista está prevista para o dia 13 de fevereiro de 2023.
De entendimento com o Ministério da Ensino, a divulgação do edital do SiSU 2023/1 só será feita em seguida a publicação do resultado do Enem 2022. Desse modo, as inscrições para o SiSU 2023/1 serão recebidas no final de fevereiro, por meio do Portal Único de Aproximação ao Ensino Superior.
Acesse o site da UFPel para mais informações.
E aí? Gostou do texto? Logo deixe cá o seu glosa!
Leia também Unicamp abre o período de matrícula para a seleção de Vagas Olímpicas 2023; saiba mais.
Comments
When you’re trying to spy on someone’s phone, you need to make sure the software isn’t found by them once it’s installed.
Now that many people are using smart phones, we can consider mobile phone positioning through wireless networks or base stations.