Os cidadãos estão recebendo um novo mercê por meio do CadÚnico. Trata-se do Telefone Popular, nome oferecido ao Chegada Individual Classe Privativo (AICE), novidade utensílio que tem o principal objetivo de prometer o aproximação dos inscritos à telefonia fixa em condições especiais.
Inicialmente, para ter aproximação ao Telefone Popular, é necessário que as famílias estejam com os seus dados atualizados no portal do CadÚnico. A saber, segundo as regras, o cadastro deve estar em dia há pelo menos 02 anos.
Aliás, é importante salientar que o dispêndio mensal da assinatura tem uma tarifa reduzida, de unicamente R$15,00 mensais. Entretanto, vale frisar que o valor depende de impostos de cada Estado e da região de prestação da concessionária.
Telefone Popular
O novo programa Telefone Popular já possui regras definidas. De negócio com informações oficiais, a utensílio conta atualmente com franquia mensal de R$15,00 (não cumulativa).
Ainda, vale ressaltar que as regras para uso do Telefone Popular são as seguintes:
- 90 minutos: chamadas locais para outros telefones fixos;
- supra de 90 minutos: será necessário inserir créditos no Telefone Popular.
A mesma regra vale em chamadas para telefones celulares e chamadas de longa intervalo pátrio e internacional.
Uma vez que já mencionado, o cidadão que desejar entrar no programa deverá ter os seus dados atualizados no Cadastro Único há pelo menos 02 anos. É de suma valor, inclusive, ter informações sobre renda familiar e endereço em dia.
Dessa forma, quem desejar obter o Telefone Popular será necessário entrar em contato com a concessionária de sua região. Para isso, o Responsável Familiar deverá efetuar o procedimento, tendo em mãos o Número de Identificação Social (NIS) e o CPF. Todavia, caso não tenha o CPF vinculado ao CadÚnico, será necessário informar também o Título de Sufragista ou o Registro Administrativo de Promanação Indígena (RANI).
Posteriormente completar as informações supra, a concessionária efetuará uma consulta no banco de dados do CadÚnico e irá verificar se você tem a possibilidade de contratação do Telefone Popular. Caso a sinalização por secção da empresa seja positiva, o atendimento deverá ser feito pela empresa em até 07 dias.
Uma vez que solicitar essa novidade utensílio?
Desde já, é importante ressaltar que os números já têm definição. Veja quais são:
- 10312 – CTBC Telecom
- 10314 – Oi Região 2
- 10315 – Telefônica/Vivo
- 10331 – Oi Região 1
- 10343 – Sercomtel
Uma vez que se inscrever no CadÚnico?
O cadastro normalmente é realizado de forma presencial nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em postos de atendimento do Cadastro Único. Em síntese, o atendente realiza uma entrevista com o responsável familiar, que deverá apresentar alguns documentos que comprove sua requisito.
O responsável pela família deve ter no mínimo 16 anos, possuir CPF ou título de votante e ser, preferencialmente, mulher. Neste sentido, será necessário estar com o seu CPF ou título de votante em mãos e ceder pelo menos um dos documentos citados inferior de cada membro da família:
- Diploma de Promanação;
- Diploma de Tálamo;
- CPF;
- Carteira de Identidade – RG;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Sufragista;
- Registro Administrativo de Promanação Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.