O primeiro emprego é algo que a maioria dos jovens vê como difícil e com certa dificuldade para conseguir. Primeiramente, podemos dizer que se você não tem uma experiência de trabalho anterior, as chances de ser admitido será próxima de zero.
No entanto, caso você tenha entre 14 e 24 anos, tem a chance de ouro em suas mãos de conseguir uma vaga no Programa Jovem Aprendiz Bancário e ter uma grande experiência em seu currículo. Afinal, trabalhar em banco é um emprego que muitos brasileiros desejam.
Nesse sentido, pensando em promover a inclusão de jovens no mercado de trabalho, vários bancos estão abrindo vagas para Jovem Aprendiz.
Neste artigo, vamos fornecer todas as informações necessárias para você conseguir se inscrever no Jovem Aprendiz Bancário. Veja todos os detalhes a seguir.
Como funciona o Programa Jovem Aprendiz?
O Programa Jovem Aprendiz é um meio de muitos jovens hoje em dia conseguirem um “primeiro emprego”, trabalhando no máximo 6h por dia, ganhando meio salário e tendo benefícios dignos de um trabalhador assalariado.
Com uma vaga garantida, qualquer jovem entre 14 e 24 anos pode ter um dinheiro no bolso para pagar seus estudos, cursos, ou até mesmo, utilizá-lo para ajudar sua família em casa.
Com o Programa Jovem Aprendiz Bancário, além de participar dos principais bancos do país, terá várias regalias de um “marinheiro de primeira viagem”.
No entanto, nem todos os jovens podem concorrer a uma vaga no Jovem Aprendiz Bancário, pois existem alguns requisitos. São eles:
- Ter idade mínima de 14 anos;
- Ter idade máxima de 24 anos;
- Ser um estudante com ótima frequência e notas;
- Estar disposto para trabalhar sob contrato de até dois anos;
- Estar disponível para trabalhar de segunda a sexta-feira até seis horas por dia.
Nesse sentido, cumprindo esses requisitos, qualquer jovem poderá participar desse programa ao se inscrever no site oficial de várias empresas e bancos no país. Nesse caso, é possível se escrever e garantir uma vaga dentre os principais bancos do país, incluindo Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e Santander.
Quais as funções de um Jovem Aprendiz Bancário?
Ademais, muito se pergunta sobre as funções dentro das empresas e bancos que contratam a modalidade Jovem Aprendiz, e sim, podemos dizer que as funções não são tão complexas, onde você poderá atuar nas seguintes funções:
- Digitalização:
- Arquivamento;
- Auxílio ao cliente;
- Autoatendimento;
- Venda de produtos;
- Serviços bancários;
- Elaboração de planilhas;
- E muito mais…
Principais Benefícios do Jovem Aprendiz Bancário
A priore, muito se fala sobre a remuneração mensal do programa jovem aprendiz, mas geralmente esquecem que existem uma lista grande de benefícios que podem ser recebidos por quem garante uma vaga.
Com base nisso, o primeiro ponto positivo está no fato de conseguir trabalhar em um banco brasileiro de alto renome e colocar essa valiosa experiência profissional inicial em seu currículo, além destas vantagens a seguir:
- 13º Salário;
- Salário justo;
- Vale-transporte;
- Auxílio-alimentação;
- Pagamento do FGTS;
- Férias remuneradas, no caso do estudante o tempo será definido conforme as férias da escola;
Com isso, é possível perceber que as vantagens são altas para o jovem aprendiz, bem como para os bancos, onde um recebe privilégios incríveis e outro recebe uma mão de obra barata.
Principais Características Profissionais Solicitadas
Todo banco vive e cresce com base em sua visão, metas, dentre outras variantes. Sem dúvidas, uma delas são as características dos profissionais que atuam dentro do mesmo. Veja algumas características solicitadas para a vaga Jovem Aprendiz Bancário:
- Ser flexível;
- Ser proativo;
- Possuir uma boa comunicação;
- Possuir agilidade, resiliência e energia;
- Ter facilidade em desenvolver trabalhos em equipe;
- Ser dinâmico em todas as atividades que forem realizadas;
- É necessário ter um grande comprometimento com a empresa;
- Sempre ter foco em obter os melhores resultados dentro da empresa.
- Possuir um bom relacionamento com os colegas e membros da equipe;
A dica principal é demonstrar o máximo dessas características no momento da entrevista, bem como no dia a dia das primeiras semanas atuando dentro do Banco.
Como se inscrever no Jovem Aprendiz Bancário?
Com isso, depois de ver todos os detalhes, podemos dizer que todas as inscrições para Jovem Aprendiz podem ser realizadas através do portal CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola. Eles são os responsáveis por conectar os jovens com os Bancos interessados em contratar. Basta seguir o passo a passo abaixo para conseguir acessar.
- Acesse o site do CIEE;
- Crie o seu login usando seus dados e realize o acesso;
- Confira as vagas disponíveis;
- Aplique o seu currículo para a vaga.
- Pronto! Agora basta esperar o retorno.
Se você gostou de nosso post, fique atento aqui no site Enciclopédia MIX, pois trazemos todo tipo de conteúdo para que você não perca nada.