O Instituto Federalista de Ensino, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) divulgou o termo de adesão ao primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023/1. Conforme indicado no documento, a oferta da instituição será de 810 vagas para a seleção.
As oportunidades ofertadas pelo IFAL são para 22 cursos de graduação distribuídos por diversos campi. Desse modo, há vagas para Arapiraca, Maragogi, Marechal Deodoro, Satuba, Maceió, Palmeira dos Índios, Penedo e Piranhas.
Do totalidade das vagas ofertadas, o IFAL suplente 567 para estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas, de concordância com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Portanto, há recorte de renda e percentual para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
Ainda de concordância com o documento, outras 243 serão ofertadas em ampla concorrência, ou seja, para o público universal. Acesse o termo de adesão do IFAL.
SiSU 2023/1
O SiSU é realizado pelo Ministério da Ensino (MEC) e usa para fins de classificação as notas obtivas pelos candidatos na última edição do Fiscalização Pátrio do Ensino Médio (Enem). Nesse sentido, poderão participar do SiSU 2023/1 os estudantes que fizerem as provas do Enem 2022. Não poderão participar os estudantes que fizerem o examinação na exigência de “treineiros”.
A emprego do Enem 2022 teve início no último domingo (13). No próximo domingo, dia 20 de novembro, o Inep realizará o segundo dia de provas. O órgão ainda não informou a data de divulgação do resultado do examinação.
De concordância com o MEC, o edital do SiSU 2023/1 será liberado em seguida a divulgação do resultado do Enem 2022. O período de matrícula do programa está previsto para ser em fevereiro de 2023.
Acesse o site do IFAL para mais informações.
E aí? Gostou do texto? Portanto deixe cá o seu observação!
Leia também Unesp aplica provas da 1ª período do Vestibular 2023 na tarde desta terça-feira (15); saiba mais.