Trabalhadores poderão sacar até R$ 2,3 milénio do PIS/Pasep

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De negócio com dados oficiais recentes, milhares de trabalhadores que têm recta ao PIS/Pasep possuem valores esquecidos em suas contas. Atualmente, tapume de R$ 24 bilhões estão disponíveis para saque. A Caixa Econômica Federalista informou que mais de 10 milhões de trabalhadores ainda não realizaram o resgate dos valores do abono salarial.

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Tanto trabalhadores da iniciativa privada porquê os servidores públicos podem receber o abono. Entretanto, o valor esquecido se trata do pagamento das cotas do PIS/Pasep, realizado para aqueles que já eram registrados no mercê e que trabalharam entre os anos de 1971 e 1988. Os beneficiários podem sacar até R$ 2,3 milénio de suas contas do PIS/Pasep.

Quem não sacou as cotas, perde o verba?

É importante salientar que, mesmo que tenha sido extinto, os valores do fundo PIS/Pasep foram transferidos para as contas de cada trabalhador, vinculadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), onde os saques devem ser realizados atualmente. Portanto, o trabalhador não perde o verba.

De negócio com o Cláusula 5º, os recursos serão considerados abandonados a partir de 1º de junho de 2025, quando passarão a ser propriedade da União. Dessa forma, o titular ou seu dependente deve resgatar os valores até o dia 31 de maio de 2025.

Uma vez que resgatar as cotas do trabalhador falecido?

Os beneficiários legais dos valores devem comparecer em uma das agências da Caixa Econômica Federalista e apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação pessoal;
  • Diploma de óbito;
  • Além de um desses:
  • Diploma ou enunciação de dependentes habilitados à pensão por morte expedida pelo INSS; ou
  • Atestado fornecido pela entidade empregadora; ou
  • Alvará judicial designando o sucessor/representante legítimo e Carteira de Identidade do sucessor/representante legítimo; ou
  • Formal de Partilha/Escritura Pública de Inventário e partilha; ou
  • Enunciação por escrito dos dependentes ou sucessores.

Quais documentos são usados para realizar o saque?

  • Registro Universal (RG);
  • Carteira de Habilitação (padrão novo);
  • Carteira Funcional reconhecida por Decreto;
  • Identidade Militar;
  • Carteira de Identidade de Estrangeiros;
  • Passaporte emitido no Brasil ou no exterior.

Uma vez que habilitar o PIS/Pasep

Vale antecipar que o problema não é de solução por secção do trabalhador. Por outro lado, ele pode consultar no portal do governo para saber se o empregador enviou as declarações necessárias dentro do prazo. O procedimento pode ser realizado pelo site Gov.br.

Caso esteja tudo correto, o trabalhador deverá buscar justificação sobre sua situação através do telefone 158 no atendimento Alô Trabalho. Ainda há possibilidade de comparecer em alguma sucursal do Ministério do Trabalho e Previdência para verificar as informações.

No entanto, caso o trabalhador descubra que a sua enunciação RAIS não passou por atualização pela empresa, o procedimento para resolver a situação será formalizar uma denúncia trabalhista por exiguidade de prestação de informações por meio do Ducto Do dedo de Denúncias Trabalhistas do governo federalista.

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