A chuva continua prevalecendo em grande segmento das cinco regiões brasileiras nesta quarta-feira, 30. Áreas de instabilidade avançam pelo litoral e interno do país, levando muita precipitação para as regiões Sudeste, Setentrião e Nordeste, além de segmento do Sul e do Núcleo-Oeste.
Leia mais: Vem chuva aí: Inmet emite alerta de risco para 23 estados
Há risco de chuvas fortes em grande segmento das capitais. No litoral de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, há risco de enchentes, deslizamentos de terreno e alagamentos. Nas horas mais quentes do dia, a umidade do ar no sudoeste do Rio Grande do Sul pode variar entre 21 e 30%.
A seguir, confira o que esperar do tempo nesta quarta em cada região do país.
Sul
O leste de Santa Catarina e o litoral do Paraná seguem com alerta de chuvas fortes, assim porquê a Grande Curitiba e a Grande Florianópolis. O excesso de chuva pode levar a enchentes e encharcamento do solo, causando deslizamentos de terreno.
O dia será de sol e pancadas de chuva, que podem ser moderadas a fortes, nas demais áreas do Sul. Não chove exclusivamente no sudoeste do Rio Grande do Sul.
Sudeste
A região Sudeste fica com o tempo instável e há condições para muita chuva com raios em todos os estados. Chove também pela manhã no leste de Minas Gerais, no setentrião do Rio De Janeiro, no sul de São Paulo e no Espírito Santo. Um alerta de precipitação volumosa com risco de deslizamentos e enchentes abrange o litoral sul paulista e o Vale do Ribeira.
Núcleo-Oeste
Pancadas de chuva rápidas estão previstas para quase todo Mato Grosso do Sul, exceto na fronteira com o Paraguai, mas o sol ainda aparece. Nos demais estados, são esperadas pancadas com raios, principalmente à tarde e à noite.
Nordeste
Muitas áreas de instabilidade também provocam pancadas de chuva no litoral e no interno dos estados nordestinos, inclusive em partes do sertão. Pode chover a qualquer hora e há risco de temporais e fortes pancadas, exceto no Rio Grande do Setentrião, onde ela será passageira.
Setentrião
A região Setentrião também está repleta de áreas de instabilidade que deixam o dia referto de nebulosidade e traz pancadas de chuva com raios. Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia terão períodos mais longos de sol. Nas demais áreas, a chuva cai com força.