IPVA fica mais custoso em 2023; veja a previsão

Publicidade



O início de um novo ano está próximo, mas não é só coisa boa que o brasílio pode esperar. Em 2023, especialistas preveem um aumento significativo no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), cobrado de quem tem um veículo em seu nome.

Publicidade



Leia mais: Prazo para tirar a CNH é prorrogado: quem tem recta?

Mesmo quem tem um sege vetusto na garagem terá que refazer as contas. Isso acontece porque o tributo é calculado sobre o valor de venda dos automóveis, que teve uma grande subida neste ano uma vez que revérbero dos efeitos da pandemia e da inflação.

Dessa forma, o IPVA acompanha os reajustes nas tabelas de preços de carros usados, uma vez que a Fipe e KBB. Já a alíquota da cobrança continua a mesma, normalmente entre 3% e 4% do preço do muito, conforme o estado brasílio.

Desconto e Imposto de Renda

A maior segmento dos estados brasileiros oferece condições especiais de pagamento para quem quita ou parcela a dívida já no primórdio do ano. Uma vez que não dá para fugir do aumento, a melhor solução é buscar esses descontos, que em alguns casos chegam a 15%.

No Rio de Janeiro, por exemplo, quem quitar o tributo até o dia 29 de dezembro terá desconto de 10% e não precisará arcar com a variação da UPF/RS, que podem chegar a 5,88%. Fazendo as contas, a economia potencial deve permanecer na lar dos 15,88%.

Outra dica importante é que a valorização do sege interfere na enunciação do Imposto de Renda do próximo ano. Veículos com valor superior a R$ 35 milénio que tenham valorizado entre 2022 e 2023 vão gerar imposto sobre o lucro. É preciso permanecer circunspecto para não desabar na boca do Leão.

Publicidade



Comments

  1. 20bet

    I am currently writing a paper and a bug appeared in the paper. I found what I wanted from your article. Thank you very much. Your article gave me a lot of inspiration. But hope you can explain your point in more detail because I have some questions, thank you. 20bet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *