Aplicativo para identificar plantas

Publicidade



Os cuidados com as plantas podem ser facilitados com aplicativos identificadores de espécies disponíveis para dispositivos Android e iPhone (iOS). O aplicativo para identificar plantas é projetado para auxiliar os usuários na identificação dos tipos de plantas e nas precauções necessárias. 

O aplicativo para identificar plantas contem extensos bancos de dados com fotos e informações básicas tornando-as úteis durante excursões ao ar livre em áreas florestais e campos, ou mesmo para o cultivo doméstico. 

Publicidade



Aplicativo para identificar plantas

Aqui está uma lista de algumas opções do aplicativo para identificar plantas que podem ser baixadas gratuitamente na Google Play Store ou na App Store. A maioria não requer criação de conta para uso e não precisa de acesso à localização do usuário para funcionar. 

Para utilizar o aplicativo para identificar plantas é necessário que a câmera do smartphone esteja operacional. Confira abaixo os aplicativos para identificação de plantas por fotos e imersão na natureza. 

Mas por quê ter um aplicativo para identificar plantas?

Um aplicativo para identificar plantas é uma ferramenta muito importante em diversas ocasiões da vida. 

O aplicativo para identificar plantas ajuda a descobrir qual planta estamos admirando, ou a qual família pertence aquela flor, ou fruta, ou erva, sendo diversas as opções de pesquisas.

Bem como também serve para situações de perigo, para saber se tal planta pode ser venenosa ou não, evitando assim possíveis malefícios que a espécie da flora poderia causar aos desavisados de plantão.

Agora você não precisa mais criar coragem para perguntar ao seu vizinho qual é a espécie daquela linda flor que está enfeitando o jardim, basta somente ir com o seu aplicativo para identificar plantas e descobrir de qual espécie se trata.

5 opções de aplicativo para identificar plantas para você!

1. iNaturalist

O iNaturalist é um projeto científico e colaborativo, além de uma rede social interligada de naturalistas, cientistas e biólogos, com o propósito de mapear e documentar a biodiversidade global através do compartilhamento de observações. 

As pessoas podem adicionar suas observações tanto pelo site quanto pelo aplicativo móvel. Essas observações fornecem dados valiosos para uma ampla gama de projetos de pesquisa, cientistas, museus, jardins botânicos, parques e outras organizações. 

Desde sua criação em 2008, os usuários do iNaturalist contribuíram com mais de dois milhões de observações, sendo o projeto reconhecido como um dos principais aplicativos móveis de história natural.

O iNaturalist possui uma opção de identificação automática de espécies chamada “Visão computacional”. 

Esta função permite que as imagens sejam identificadas por meio de um modelo de inteligência artificial que foi treinado com o vasto banco de dados de observações do iNaturalist. 

Caso não consiga determinar a espécie com precisão, ele normalmente fornecerá um táxon mais amplo como um gênero ou família. 

É importante notar também que, em situações de pouca iluminação e desfoque na imagem ou presença de múltiplos objetos, o modelo pode ter dificuldades em determinar a espécie corretamente podendo fazer identificações incorretas. 

Geralmente, são fornecidas múltiplas sugestões de espécies, sendo a que o software considera mais provável exibida no topo da lista. 

2. Flora Incognita

O aplicativo Flora Incognita oferece uma impressionante capacidade de identificação automática, abrangendo mais de 16.000 espécies de plantas vasculares. 

O processo de identificação é simples: basta tirar uma foto da planta desconhecida com a câmera do smartphone ou tablet, e em questão de segundos, ela será identificada automaticamente. 

Além das informações básicas sobre a espécie identificada, o aplicativo também fornece uma ficha informativa detalhada, incluindo características específicas, distribuição geográfica e status de proteção. 

Lançado em abril de 2018, o aplicativo está disponível gratuitamente em 20 idiomas para dispositivos Android, iOS e Harmony OS. 

O aplicativo guia os usuários através de um processo adaptativo, solicitando imagens de órgãos específicos da planta desconhecida, como flores ou folhas. As imagens solicitadas e a ordem em que são requeridas são determinadas automaticamente com base no contexto da observação, como o tipo de crescimento da planta desconhecida e a estação do ano. 

O processo de identificação requer conexão com a internet para transferir imagens e metadados para o servidor e receber os resultados. No entanto, em áreas sem cobertura de rede, os usuários podem capturar plantas desconhecidas e salvar as observações no modo offline. Quando uma conexão de rede estiver disponível, essas observações offline podem ser identificadas com todos os metadados relevantes, como data e local. 

Todas as imagens são analisadas utilizando uma cascata de redes neurais profundas no cluster de computadores do Flora Incognita. O aplicativo sugere uma única espécie de planta ou uma lista de espécies semelhantes classificadas por probabilidade de identificação. 

No final do processo, os usuários são solicitados a confirmar a espécie correta para concluir a observação. 

3. LeafSnap Plant Identification

Ao se deparar com uma flor silvestre deslumbrante ou um arbusto de aparência peculiar é natural querer identificar sua espécie. 

Ao invés de perder tempo pesquisando em sites ou consultando amigos jardineiros, por que não simplesmente capturar uma foto e deixar um aplicativo fazer o trabalho para você? 

Atualmente, o Leafsnap tem a capacidade de reconhecer 90% de todas as espécies conhecidas de plantas e árvores, abrangendo a maioria das espécies encontradas em todos os países do mundo. 

O aplicativo para identificar plantas promete:

Captura gratuita e ilimitada;

Identificação instantânea de milhares de plantas, flores, frutas e árvores; 

Informações detalhadas sobre as plantas, incluindo fotos de alta qualidade de todo o mundo; 

Identificação rápida de plantas, flores, árvores e muito mais; 

Localizador inteligente de plantas; 

Acesso imediato a um vasto banco de dados de plantas, constantemente atualizado com informações sobre novas espécies; 

Rastreamento de todas as plantas em sua coleção; 

Lembretes para cuidados com as plantas, como regar, fertilizar, podar, etc. ; 

Diário de plantas com fotos para monitorar o crescimento; 

Acompanhamento de tarefas atuais e futuras; 

Calendário de cuidados para manter-se atualizado sobre as necessidades de suas plantas; 

Calculadora de água. 

4. PlantNet

Um aplicativo que pode ser de grande ajuda na identificação de plantas é o Pl@antNet, sendo especialmente útil para entusiastas de jardinagem ou botânica. 

Este app opera por meio de um sistema de informações colaborativas, onde diversos usuários contribuem com dados para o banco de informações de plantas. 

Assim, o aplicativo fornece ao usuário indicações sobre o nome da espécie com base nessas contribuições. 

Disponível para sistemas iOS e Android, o Pl@antNet funciona da seguinte maneira: após o usuário capturar uma foto, o sistema a compara com as imagens disponíveis em um banco de dados que contém mais de quatro mil espécies de plantas cadastradas, e então fornece uma resposta aproximada. 

5. NatureID

NatureID é uma app incrível para a identificação de plantas. Seja você um jardineiro novato ou um especialista experiente, o aplicativo para identificar plantas pode elevar seus cuidados com as plantas para um novo patamar. 

O aplicativo para identificar plantas oferece informações atualizadas e dicas sobre as plantas que você cultiva, juntamente com lembretes oportunos para regar, fertilizar e rotacionar suas plantas. 

Com este aplicativo para identificar plantas, também pode auxiliar no tratamento de plantas, você pode acompanhar o florescimento e a saúde de suas plantas. 

Para isso, o app permite que você tire fotos e envie para o identificador de doenças de plantas, recebendo informações precisas e detalhadas sobre a doença, assim como recomendações adequadas de tratamento e prevenção. 

Dessa fora você pode obter todas as dicas e recomendações necessárias para cultivar plantas saudáveis e mantê-las desse jeito com o NatureID. 

Veja mais:

Aplicativo que descobre senha de wifi

Publicidade